Este blog destina-se a promover e retratar o dia-a-dia do Vasco Martins, atleta de futebol.
Vou tentar fazer um apanhado dos últimos 6 anos de carreira que o Vasco já leva, a maior parte deles no Sport Lisboa e Cartaxo.
O Vasco começou a treinar futebol com 4 anos nas escolinhas do Sport Lisboa e Cartaxo. Um certo dia, um colega de trabalho chegou questionou-me porque não levava o meu filho para treinar lá. Eu perguntei-lhe se não era muito cedo, o qual me respondeu que era a altura ideal.
Do primeiro ano pouco me lembro mais do que o Vasco andar na brincadeira com alguns dos atletas e pouco ou nada aprendeu. Realmente cheguei mais tarde à conclusão que era muito cedo. Nesse ano aprendeu aspectos básicos como passar a bola com a parte de dentro do pé em vez de biqueiradas.
Com 5 anos começou a tomar conhecimento de aspectos tácticos, posições em campo, defesas, médio e avançados. Chegou a ir a algumas concentrações, não muitas por haver muitos miúdos mais velhos e como é evidente, tinham prioridade.
Aos 6 anos andou outra vez em algumas concentrações, neste ano já era mais regular. A grande diferença deste ano para o anterior foi a técnica, melhorou consideravelmente.
Aos 7 anos, último ano de escolinhas, o Vasco para além de jogar no Cartaxo (futebol 7) também foi inscrito no GDA em futsal. Achei por bem inscreve-lo no futsal para apurar a sua técnica.
Nessa altura notei-lhe algum cansaço e estive para desistir de um dos lados. Ao começar a notar a técnica dele a melhorar de dia para dia acabei por deixar estar e ver o que dava.
O mister Coelho pegou na equipa e bem. Um senhor para o futebol que muito ensinou os miúdos, fruto dos seus 50 anos de futebol. Aqui começou verdadeiramente a evolução do Vasco. Com os treinos de futsal e o mister Coelho, o Vasco voava de dia para dia, absorvia tudo muito depressa e estava a começar a destacar-se. Nesta altura tanto jogava a defesa como a ala direito, dado ser um jogador muito completo tanto a defender como a atacar.
Os golos e acima de tudo, as muitas assistências começaram a aparecer. A completar, as recuperações e poucas ou nenhumas perdas de bola durante um jogo estavam a fazer dele um preferido para o mister. O ano acabou em glória num torneio de futebol 7 em Alpiarça, onde os dois jogos que fez marcou e deu a marcar, estando em todos os golos que o Cartaxo fez.
Aos 8 anos, primeiro ano como escola, o agora escalão de Benjamins. O mister Coelho continuou com a equipa, ficando a treinar o Cartaxo B. O Cartaxo A era composto por meninos de 2000, o Cartaxo B de meninos de 2001. O Vasco ainda esteve a treinar 1 mês na equipa A mas ao falar com o director desportivo (perguntei-lhe se teria hipóteses de jogar, o que me respondeu que ficava mais vezes no banco), achámos por bem ele ficar com os meninos do escalão dele.
O mister Coelho colocou-o a jogar a médio centro, na altura lembro-me de ele dizer: “ o Vasco nesta equipa tem de jogar ao meio”. Ainda fez algumas incursões ao lado direito mas era ao meio que rendia mais.
Entrámos no campeonato de escolas sub10 apesar de ainda sermos sub9.
Começámos o campeonato com algumas derrotas, talvez por diferença de idades dos atletas, este era um campeonato de sub10.
Na segunda volta começámos a ganhar jogos atrás de jogos e acabámos num honrado 3 lugar com os mesmos pontos da Académica B. Nesse ano fomos a única equipa do nosso grupo a ganhar pontos ao até então invicto Amiais.
Ainda treinou um mês nas escolas geração Benfica da Castanheira do Ribatejo onde não ficou por decisão minha, optei por voltar a inscreve-lo no Cartaxo por ter mais um treino por semana.
O Vasco acabou por fazer 6 assistências, sofreu um penalti e marcou 1 golo contra o Ouriquense. Nesse ano arrancou um cartão amarelo a um adversário por entrada muito dura.
Ainda fomos a dois torneios em Salvaterra. Na altura o mister Coelho não pode acompanhar a equipa, os putos foram treinados por um dos pais. Ganhamos o primeiro torneio onde o Vasco foi muito influente nos 2 jogos que fez, marcou 2 dos 3 golos do primeiro jogo ( fez também a assistência para o outro golo) e no segundo jogo marcou mais 3 golos. No segundo torneio só nos deslocámos com 7 jogadores, estava tanto calor que não fomos para além de um honroso 3º lugar. De referir que estes torneios eram de sub10 e a nossa equipa era sub9.
Nas férias foi passar uma semana à academia de Alcochete do Sporting Clube de Portugal onde foi destinguido com o prémio de melhor jogador.
Este ano a equipa está a ser treinada pelo mister Pedro Formigo, o escalão é o de sub 10 Bernjamins. O Vasco ainda foi testado a jogar a ala direito (isto nos jogos da pré época) acabou por jogar até agora sempre a médio centro. Às vezes joga mais adiantado outras mais recuado, depende muito da equipa adversária e como está o resultado.
Acabámos a primeira fase em 2º lugar atrás do Samora Correia, onde o Vasco foi o melhor marcador com 4 golos, tantos como o Matheus. Fez a incrível quantia de 9 assistências. O Cartaxo marcou 22 golos nesta fase.
Passámos à segunda fase, apuramento de campeões, onde estamos em 10º e último lugar. O Vasco já marcou mais 2 golos e fez mais 6 assistências dos 20 golos que o Cartaxo conta nesta fase.
Este foi um breve resumo da já longa carreira do Vasco como jogador, agora vou passar a postar dia-a-dia os acontecimentos que achar mais importante.